Missão Brasília

História

gilberto A Missão Brasília começou em 29 de janeiro de 2005, quando a Comunidade Obra de Maria, através de seu fundador Gilberto Gomes Barbosa, decidiu expandir as atividades de evangelização até a Região Centro-Oeste.

O trabalho dos 3 missionários que vieram à época começou no Recanto das Emas, cidade satélite de Brasília aonde a Missão inicialmente se estabeleceu. Na ocasião, o primeiro projeto de evangelização posto em prática foi o dos Cenáculos. As famílias atendidas começaram a experimentar o carisma Obra de Maria e logo surgiram as primeiras vocações de pessoas que juntaram-se a nós.

Enquanto 2005 foi um momento de adaptação, estruturação e escuta da vontade de Deus, a partir de 2006, a Missão Brasília começou a promover também Encontros e Retiros de espiritualidade. O número de pessoas que acompanhava estes eventos era pequeno, mas foi gradativamente crescendo.

Tiveram início o Grupo de Oração e a Adoração ao Santíssimo Sacramento na Casa de Missão e os vocacionados começaram a receber um maior acompanhamento.

Foram promovidos eventos como a Cristoteca, atividade voltado para a juventude, e grupos de oração infantis, bem como teve início o Projeto Social Mãe Peregrina.

Entre os eventos que normalmente realizamos desde então estão o Encontro de Carnaval, o Retiro de Semana Santa, o Sou o Teu Milagre, além do Encontro com as Famílias, que começamos a realizar em 2010.

Em 2011, a infra-estrutura da Casa de Missão no Recanto das Emas já se mostrava insuficiente para abrigar a Comunidade. Em razão, e cumprindo o propósito de avançar para águas mais profundas, a Obra de Maria adquiriu uma chácara no Núcleo Bandeirante, onde atualmente está sendo erguida nossa sede em Brasília: O Centro de Evangelização Casa de Maria.

São novos desafios que se apresentam em nossa história em Brasília, ainda curta, mas bastante intensa e frutuosa.

Chácara Gruta Sorriso da Virgem Maria Espaço proviório Vigília do Getsemani Capela do Sagrado Coração de Jesus
3 Sou o Teu Milagre cenaculo projeto-social gruta-sorriso-virgem oracao-comunidade

Projetos

Desde 2011, quando foi adquirido o terreno de nossa sede em Brasília, boa parte dos esforços está direcionada para a construção deste sonho, que vem de Deus e também está em nossos corações.

Já foram reformadas as residências dos missionários e erguidas uma pequena, mas aconchegante Capela dedicada ao “Sagrado Coração de Jesus”, Uma Gruta de Oração chamada “Sorriso da Virgem Maria” e uma estrutura provisória para receber eventos de médio porte. Entretanto, a cada dia que passa sentimos que Deus quer mais de nós.

É propósito da Missão construir no local um espaço definitivo para eventos de grande porte que será a Tenda da Misericórdia.  Este espaço multi-uso abrigará eventos como nossos Encontros e Retiros. Também uma outra Capela, com maior capacidade de fiéis que a primeira será erigida, além de toda a estrutura que uma casa de retiro possui, como dormitórios, refeitório e demais acomodações.

Parece loucura aos olhos humanos, mas se pensarmos no que era a Missão Brasília no início de suas atividades em 2005, ou no que era a própria Obra de Maria na sua fundação em 1990 e no que elas são hoje, teremos a confirmação de que realmente nada é impossível a Deus.

Embora a infra-estrutura física seja importantíssima para melhor acolhermos aqueles que chegam até nós buscando, através da oração, aproximar-se de Deus, sabemos que o principal no projeto de evangelização é o aspecto espiritual.

Assim sendo, a Missão Brasília está intensificando sua vida de oração e procurando estender este pensamento, por meio de ações concretas àqueles que nos acompanham.

A atuação de nossos membros nos Cenáculos está com força renovada. Começaram a ser organizadas Vigílias de Oração em nossa Casa de Missão. O Grupo de Oração segue a todo vapor. E cada vez mais fiéis participam das Santas Missas com oração de cura e libertação que realizamos.

O objetivo é intensificar cada vez mais estas atividades, levando o povo a uma Comunhão maior com Cristo através da Comunidade e de nossa Casa de Missão, que vai aos poucos se confirmando como um Santuário que recebe pessoas de diversos locais a procura da mão consoladora de Nossa Senhora e de Seu Santíssimo Filho.

Membros

Se no início éramos 3 missionários, temos hoje a Missão Brasília da Obra de Maria formada por mais de 70 membros, entre Consagrados e membros da Fase do Discipulado. São casados e solteiros. Homens e mulheres. Jovens e adultos. Um sacerdote e diversos leigos e celibatários. Enfim, uma infinidade de dons à serviço da Igreja.

Além destes, há ainda outros membros na fase de formação do Pré-Discipulado que, com a graça de Deus, também servem a Ele através da Comunidade e poderão, futuramente, fazer seus votos.

Somados às crianças e adolescentes filhos de membros, somos hoje, mais de 100 pessoas em uma grande família a serviço de Deus, procurando levar o Evangelho de Seu Filho a toda criatura, especialmente na área de Brasília que por Ele nos foi confiada.

Alguns de nós vivem na própria estrutura da Comunidade, deixando tudo para trás e vivendo da Providência Divina dentro do carisma Obra de Maria. Também há aqueles que seguem em seus lares, mas que impulsionados por Cristo também abraçam este dom de levar sua Boa Nova com seu viver.

consagracao missionarios

Junte-se a nós

“Fazei tudo o que Ele vos disser.” (Jo 2,5) Seguindo o conselho de Nossa Senhora, queremos como cristãos cumprir cada vez melhor a vontade de Deus na vida da Obra de Maria e de Brasília.

Quer caminhar conosco? Se você também se sente chamado(a) por Deus a fazer parte desta família, entre em contato com nossa Assessoria Vocacional.

Participe de nossos eventos e junte-se a nós nessa caminhada de fé.

Acompanhe-nos também pelas redes sociais:

http://twitter.com/obrademariabr

https://www.facebook.com/obrademariamissaobrasilia