Maria: Mestra da Evangelização

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Santíssima!

Meus irmãos amados, neste Ano Mariano e neste mês dedicado à Virgem Maria, gostaria de refletir sobre esse tema Maria: Mãe e Mestra da Evangelização.

Evangelizar significa levar a Boa Nova que é Jesus à todas as pessoas. Jesus, aquele de quem os anjos disseram aos pastores: “Eis que vos anuncio uma Boa Nova que será para todo o povo: hoje vos nasceu em Belém um Salvador que é o Cristo Senhor” ( Lc 2,10-11).

Jesus é a Boa Nova que veio para os humildes, para curar os corações doloridos, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a recuperação da vista, para pôr em liberdade os prisioneiros (cf. Is 61,1).

Jesus Boa Nova é a grande novidade, por isso, depois dele, como disse Santo Irineu: “Não houve mais novidade sobre a terra, Ele é a grande novidade”!

Quanto a esta Boa Nova, esta grande novidade, a primeira pessoa que dela tomou conhecimento foi Maria de Nazaré. Foi a ela que a vida trinitária foi em primeiro lugar participada quando o anjo lhe disse em nome do Pai, seria a Mãe do Filho, na força do Espírito Santo.

Assim, Maria foi a primeira a ser evangelizada, isto é, a receber a Boa Nova, como diz o Evangelho de São Lucas: “O Espírito Santo virá sobre ti o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra” (Lc 1,35). A sombra e a glória do Senhor cobriam Nossa Senhora, encheram seu seio virginal e ele tornou-se Templo do Senhor, Tabernáculo do Altíssimo, o primeiro sacrário do mundo.

Nesse Templo, nesse Tabernáculo, nesse Sacrário, Maria foi com sua carne vestindo o corpo de Jesus. E o Senhor foi revestindo Maria com a sua Luz, com a sua Glória: “Apareceu no céu uma Mulher revestida de sol, a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. E a Mulher estava grávida” (Ap 12,1).

O Senhor nunca se deixa vencer em generosidade, assim aquela que vestiu seu Filho com sua carne, ele a revestiu com sua Luz e sua Glória.

Por isso meus irmãos, Maria é chamada Estrela da Evangelização pelo Papa Paulo VI (Evangelii Nuntiandi n.82). Ela é a estrela de maior brilho que guia todos aqueles que querem levar Jesus, que querem deixar que Jesus nasça em seus corações. “Se Cristo nascesse mil vezes em Belém e não nascesse em nossos corações, tudo estaria eternamente perdido”. A cada um de nós cabe vestir Jesus em nosso coração e Ele nos revestirá com sua luz, sua glória, seu amor. Seremos revestidos de Cristo (cf. Gl 3,27).

Maria não só é a primeira a ser evangelizada, mas ela é também a primeira evangelizadora. Dócil ao Espírito Santo, deixando que Sua sombra a envolvesse, foi a sua primeira aluna e tornou-se a primeira mestra. Foi à casa de sua prima Isabel evangelizá-la, levar-lhe a Boa Nova. “Maria se levantou e foi às pressas às montanhas a uma cidade de Judá” (Lc 1,39) e anuncia a Isabel a Boa Nova.

Até os nossos dias, Maria continua ser a grande evangelizadora, a Mestra, o modelo de todos aqueles que querem evangelizar. É ela que nos ensina. Ela que nos guia para sermos evangelizadores levando Jesus aos corações.

Que aprendamos com Maria Santíssima. Que ela nos ensine a sermos verdadeiros evangelizadores.

Cláudia Rêgo

Consagrada Obra de Maria

Missão Brasília

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...