Como vivo minhas provações e sofrimentos?

“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação” (Eclo 2,1)

A paz de Cristo, irmãos e irmãs!

Hoje, gostaria de refletir com vocês sobre as provações. A palavra provação tem vários significados, mas dentre todos eles gostaria de ficar no conceito que diz: “Ação ou resultado de provar”.

Deus é bom e por isso nos deixou sua Palavra, que nos orienta e conduz pela via da luz, iluminando o que está escuro. Por meio dela, Deus mostra que nos ama e também que passaremos por provas e sofrimentos.

O Evangelho traz exemplos bem concretos de provas bem difíceis que muitos tiveram que passar para receberem o que precisavam. Marta e Maria com a morte do irmão Lázaro, a mulher cananeia com a filha possuída, os dez leprosos que foram curados pelo caminho, Zaqueu que precisou subir numa árvore e tantos outros.

Para fazer e passar por uma prova, na escola, faculdade ou para um concurso é preciso muito mais que conhecimento. Além do conhecimento temos que medir o tempo para resolver a prova, técnicas de memorização, auto controle emocional, organização para não chegar atrasado, saúde, etc. Nas provas podemos ser aprovados, reprovados ou ainda ficar em recuperação.

Quando somos aprovados, geralmente conquistamos algo, passamos a frente, ganhamos algum título, ou ainda, passamos para outras provas, mais difíceis, ou mais fáceis, mas certamente diferentes daquela primeira.

Quando ficamos de recuperação, precisamos fazer um esforço para rever as estratégias de estudo, refletir sobre o que deu errado e nos preparar melhor para uma outra oportunidade com o mesmo conteúdo.

Quando reprovamos somos obrigados a recomeçar todo o processo, refazê-lo, revisitá-lo e repensá-lo. Caso esta não seja uma opção, ainda existe outra. Desistir!

Assim também é com as coisas de Deus. Precisamos nos preparar, ler, estudar, viver e praticar. As provas geralmente são bons momentos para viver e praticar o Evangelho. Pe. Leo disse uma vez que se estamos numa situação que se repete a muito tempo é porque ainda não aprendemos a lição. Não passamos na prova. É por isso ela pode continuar por muito tempo ainda, e até piorar!

Como você tem passado pelas suas provas? O que você tem feito diante das provações que parecem intermináveis, que vão e voltam constantemente em sua vida? Você tem aprendido com elas?

Não seja um aluno, filho, servo rebelde. Aprenda o que Deus quer te ensinar com este sofrimento ou tormenta. As provas nos tornam melhores, mais misericordiosos, mais próximos de Deus e por isso mais fortes. Não desperdice a oportunidade de aprender e viver o Evangelho. E já te adianto uma “colinha” que servirá para todas as provas: agradecimento, caridade, fé, louvor, perseverança, oração e obediência! Mas se quiser reprovar siga pela murmuração, rebeldia e negação.

Deus quer nos ensinar! E você, quer aprender?

A decisão é sua!

Forte e fraterno abraço!

Daniela Palma

Consagrada Obra de Maria

Missão Brasília

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...