São José de Nazaré, colocado à frente da Família do Senhor!

Nesse mês de março temos a alegria de celebrar SÃO JOSÉ, um homem simples que se dedicou a amar e a cuidar do bem mais precioso que Deus poderia lhe confiar. Uma família, uma Santa Família! A família de Nazaré!

José era um homem justo, honesto, que não hesitou em ouvir a voz de Deus: “Eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.” ( Mat. 1,20-21)

Daquele dia em diante José permaneceu com Maria, foi um esposo dedicado, amoroso, respeitoso, ajudou em sua gravidez, e quando Jesus nasceu foi essencial no seu crescimento, educou-o, ensinou-o. Foi um verdadeiro Pai para Jesus, um simples homem que Deus olhou para sua pequenez e sua humildade. Mas além de tudo olhou para seu singelo coração e o escolheu para ser pai de Seu Filho.

Gosto muito daquela música do Eugênio Jorge que diz: “…Eu tão simples, tão pequeno, um carpinteiro e nada mais. Mas meu Deus olhou pra mim e me escolheu pra ser pai do Filho Seu. Eis-me aqui, faça-se em mim o Teu querer…” 

Assim como José que teve um coração aberto a graça de Deus, que podemos ser despojados a ação de Deus nas nossas vidas, Deus não olha para os nossos pecados, nossas misérias, Ele olha os nossos corações, não nos escolhe porque somos merecedores, mais sim porque nos ama, e nos quer ver bem e feliz.

São José é o Padroeiro da Igreja Católica, dos carpinteiros, dos pais e da justiça social. Em José vemos como se responde uma vocação, com disponibilidade e prontidão. Um servo fiel e prudente.

“São José de Nazaré, colocado à frente da Família do Senhor, contribuiu generosamente na missão recebida na graça e, aderindo plenamente ao início dos mistérios da salvação humana, tornou-se modelo exemplar de generosa humildade, que os cristãos têm em grande estima, testemunhando aquela virtude comum, humana e simples, sempre necessária para que os homens sejam bons e fiéis seguidores de Cristo.” (Decreto com o qual se acrescenta o nome de São José nas Orações Eucarísticas II, III e IV do Missal Romano)

São José nos ensina a termos um coração humilde, simples e generoso, que saibamos ouvir a voz de Deus, e que a vontade Dele se faça nas nossas vidas, assim como se fez na vossa.

São José, rogai por nós!

Deus os abençoe!

Meire Nascimento

Fase do discipulado da Comunidade Obra de Maria

Missão Brasília

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tags: