A mulher virtuosa: ela existe?

“Uma mulher virtuosa: quem pode achá-la? Superior ao das pérolas é o seu valor.” (Pr 31,10)

Amados irmãos e irmãs, a paz do Senhor!

Em tempos de diversas ideologias e concepções que muitas vezes nos assaltam a consciência e confundem nosso proceder, carecemos de figuras que nos sirvam de referência. Isto ficou ainda mais evidente para mim nesta última semana, enquanto acompanhava minha filha de 06 anos numa tarefa escolar. Fiquei bastante intrigada com as respostas dela.

A tarefa pedia que ela buscasse em jornais e/ou revistas imagens de pessoas que achava parecidas com ela. E as imagens que ela escolheu foram de mulheres em poses insinuantes e com roupas mínimas, super maquiadas e produzidas.

No início, me assustei com as escolhas dela e até tentei retirá-las, mas resolvi deixar as que ela escolheu e sugeri algumas outras que eu considerava mais “adequadas” ou aquelas nas quais eu gostaria que ela se inspirasse. A tarefa foi para a escola com os dois modelos de mulheres…

Fiquei refletindo que, apesar de todo o meu esforço de me vestir com modéstia e simplicidade, procurando transparecer a beleza que me foi dada por Deus, sem apelo à sensualidade, mas sendo extremamente feminina, percebi que os modelos da mídia parecem ser mais fortes. Mesmo ela me achando linda e me elogiando em vários momentos, os modelos midiáticos falam mais alto.

Lembrei também que em minha infância e adolescência das décadas de 80/90, os modelos que nos eram oferecidos eram os das “chacretes” com seus maiôs decotados, maquiagens exageradas e danças sensuais. Elas eram as mulheres aclamadas e desejadas da televisão na época. Sem falar nas apresentadoras de programas infantis e suas assistentes de palco, sempre lindas, sorridentes e maquiadas, de shortinhos curtos e botas cano longo.

Todas as meninas sonhavam em ser como elas. No mais íntimo de seu coração, todas nós, mulheres, meninas, adolescentes e jovens, queremos ser elogiadas, aclamadas, desejadas!

Diante deste fato, gostaria de convidar vocês a refletirem comigo, irmãs e irmãos (também!), sobre a verdadeira beleza feminina e vou trazer ao longo de uma série de 04 textos, modelos de mulheres que refletem a essência da alma feminina, aquela que foi pensada e plasmada pelo Criador, desde sempre.

O texto que servirá de base a nossa reflexão e será o ponto de partida está em Provérbios 31, 10-31, é uma excelente leitura para você mulher, menina, adolescente ou jovem que anda confusa sobre o seu papel e o seu ser mulher. Mas é excelente também para nortear os homens na busca da mulher, senão ideal, mas daquela que com certeza alegrará o seu coração.

Lendo atentamente o texto conseguimos extrair inúmeras qualidades que caracterizam a mulher virtuosa: fiel, providente, diligente, ativa, precavida, trabalhadora, generosa, cuidadosa, atenta, empreendedora, forte, prudente, atenta, sábia e, acima de tudo, temente a Deus, uma mulher de oração.

Com certeza você deve estar se perguntando: “mas será que alguém consegue ser tudo isso?” Bom, este segredo eu vou lhe contar nos próximos textos!

Que Maria, a mulher cheia de graça, te acompanhe nesta quaresma!

rafaRafaela Rocha

Consagrada Obra de Maria

Missão Brasília

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...