Amigos de Deus – 20 de julho – Dia da Amizade

abraçado com a cruz“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.” (Jo 15,15)

Amados irmãos e irmãs, que a paz e o amor do Senhor estejam convosco!

Considero o mês de Julho um mês muito especial, pois nele comemoramos o dia do amigo ou da amizade, no próximo dia 20. Creio que a amizade é um dos laços mais nobres que une os seres humanos e está presente em todos os tipos de relacionamentos. Há quem diga e comprove que os mais perfeitos namoros e matrimônios, por exemplo, vieram de relacionamentos intensos de amizade. O que dizer de amigos de infância, da amizade cultivada entre irmãos, entre pais e filhos, da amizade entre os membros de uma comunidade, o pároco e seus paroquianos?!

Posso afirmar com toda certeza que todos nós precisamos de um bom amigo, de um verdadeiro amigo! A Bíblia já nos ensina isso de longa data: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção, quem o achou, descobriu um tesouro” (Eclo 6, 14). Portanto, não é de se estranhar que ao longo de toda a sua vida o Senhor Jesus tenha feito questão de cultivar amigos: o mestre da lei que o visitava à noite, os irmãos Lázaro, Marta e Maria, Maria Madalena e todos os seus discípulos a quem deixou claro a que tipo de relacionamento os convidava:

“Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.”

Porque revelou aquilo de mais precioso que Ele tinha, a Vontade e o Amor do Pai, o Senhor estreitou os laços com seus discípulos. Por tanta intimidade eles já não deveriam mais se sentir como escravos, como servos, pois conheciam o coração do Senhor. Até hoje é a este tipo de relacionamento que o Senhor nos chama: um relacionamento íntimo, em que coração fala ao coração, em que as palavras vêm da alma e do cerne de cada uma das partes. Somos todos chamados a um relacionamento de íntima amizade com o Senhor!

E como não poderia ser diferente, é neste mês também que viveremos uma das maiores celebrações da amizade, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)! Sim, a Jornada é a forma que a Igreja encontrou de celebrar com os jovens, que sabem viver e cultivar uma amizade como ninguém, este chamado à amizade que o Senhor nos faz. É no encontro de jovens do mundo todo, de diferentes culturas e regiões, chamados a se aprofundar e conhecer mais a fé católica, sua doutrina e sua espiritualidade, que a Igreja propõe a todos os que participam um profundo relacionamento de amizade: dos jovens entre si, dos jovens com a Igreja e com o Papa, dos jovens com Deus!

Estamos às vésperas do dia do amigo, estamos às vésperas da JMJ, e mesmo que não estejamos lá, no Rio de Janeiro, que possamos nos deixar invadir pela Graça e pela Força destes dias de celebração. Que possamos nos empenhar em estreitar nossos laços de amizade com o Senhor, para que também possamos ouvir Dele:

“Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.”

Que João Paulo II, patrono da JMJ, interceda por nós, a fim de que vivamos sinceramente a amizade com Cristo e com os irmãos. Amém!

rafaelaRafaela Rocha

Consagrada Obra de Maria

Missão Brasília

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...