Quero ser um missionário da Obra de Maria. O que faço?

vocacional

O momento de Consagração de novos membros ao carisma Obra de Maria sempre desperta novas vocações e o desejo de um dia ser um missionário da Obra de Maria. No entanto muitos desconhecem a forma com a qual Deus nos indica quais são as pessoas que se identificam com o carisma.

Abaixo transcrevemos o texto retirado do site da Casa Mãe em Recife contendo algumas perguntas que comumente são feitas a nós e as respostas que você tanto quer saber.

De antemão lhe dizemos que o crucial para que você seja um Missionário Obra de Maria, além de uma vida de oração, você precisa ter tempo e disponibilidade. Precisa ser e estar presente. Se você nos acompanha nos nossos eventos, encontros, retiros, missas, grupos de oração e vigílias; se você se voluntaria a nos ajudar nesses eventos; se você conhece os membros pelo nome, e estes também o conhece pelo nome, saiba que você já está em um caminho vocacional.

Faça-se presente. Faça-se ser notado. Demonstre seu amor pelo carisma e o desejo de Evangelizar de todas as formas com alegria.

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc 1, 38)

******************************************************************

Como surgiu a equipe Vocacional?

Surgiu da necessidade de fornecer um acompanhamento vocacional para os jovens que desejam uma vida em comunidade e sentem-se atraídos pelo carisma Obra de Maria. Com o crescimento da Obra de Maria e da quantidade de jovens que desejam doar-se a Deus através deste carisma, surgiu então no coração do nosso fundador, Gilberto Gomes Barbosa, o desejo de criar uma equipe que atendesse e ajudasse aos jovens no discernimento de sua caminhada com Deus.

Como é o trabalho da equipe vocacional?

O trabalho da equipe vocacional é realizado através da orientação vocacional para os candidatos à Obra de Maria, que acontece desde o primeiro contato com a equipe, nos encontros vocacionais realizados nas casas de missão, acompanhamento através de carta ou e-mail, até o período da experiência, onde o candidato passa 15 a 20 dias de formação e convivência, na nossa casa de formação para junto com a equipe discernir seu caminho vocacional no carisma Obra de Maria.

Como a pessoa deve proceder para fazer este acompanhamento vocacional?

O primeiro passo é a pessoa preencher a ficha vocacional que há nas casas de missão e nos encontros da Obra de Maria, ou passar e-mail, fazendo seu pedido para iniciar o caminho de discernimento vocacional. Após este pedido a equipe vocacional entrará em contato com o candidato fornecendo a ele as informações sobre o caminho vocacional lhe esclarecendo dúvidas para o início do discernimento. A partir deste momento o candidato já manterá contato com seu acompanhador vocacional.

Quais as etapas deste caminho?

O vocacionado deverá participar dos encontros vocacionais abertos (onde todos que sentem o desejo podem participar), que lhe permitirá um contato maior com o carisma, e deverá ser acompanhado por algum membro da equipe vocacional. De acordo com o processo de acompanhamento vocacional o candidato receberá carta ou e-mail lhe convidando para participar do encontro vocacional fechado (onde apenas quem foi convidado poderá participar). Neste vocacional fechado, o candidato poderá ser convidado a participar da experiência na vida comunitária, e no decorrer desta experiência o mesmo chega a um discernimento junto com a equipe vocacional a que passo ele deve dar. Se está no momento de entrar na comunidade, se deve esperar mais um tempo, ou se deve caminhar como amigo da Obra de Maria.

Qual a duração deste caminho?

Esta duração é por tempo indeterminado, varia de 1 ano a 2 anos. Depende da forma de como está sendo o amadurecimento do discernimento entre equipe e vocacionado.

Onde são realizados os encontros vocacionais?

Em todas as casas de missão. E em cidades que vamos em missão para realizar o encontro vocacional. Porém por tradição realizamos sempre encontros vocacionais na nossa casa de formação onde contamos com a presença do nosso fundador e de nossa co-fundadora Maria Salomé (desde que estejam disponíveis).

Como é esta experiência?

A experiência é realizada no período de 15 a 20 dias na casa de formação. Onde os candidatos partilham com os membros da casa o dia a dia. Tendo formação sobre o carisma e tendo um acompanhamento mais próximo de seu acompanhador vocacional.

Quero Ser Vocacionado o que devo Fazer?

O Primeiro passo para quem quer ser um vocacionado Obra de Maria, é entrar em contato com alguma casa de missão e preencher a ficha vocacional manifestando o seu desejo de conhecer melhor a comunidade. A partir daí o candidato deverá começar a se comunicar com o seu acompanhador vocacional que o procurará, e participar dos encontros vocacionais.

Ao preencher a ficha vocacional o candidato deverá escrever uma carta falando mais sobre este desejo de ser acompanhado.

Em Brasília: vocacional@obrademariabrasilia.com

O que precisa escrever na carta?

Deve-se escrever um pouco da sua história de vida, como aconteceu a sua conversão (seu encontro pessoal com Jesus), escrever sobre sua caminhada na Igreja, escrever um pouco da sua vida afetiva e familiar. É importante também você escrever onde e como conheceu a Obra de Maria e por que deseja fazer parte desta comunidade.

Através desta carta iniciará o seu acompanhamento vocacional. Onde você terá um acompanhante vocacional, que através de e-mails (preferencialmente), ou cartas, e conversas pessoais (quando possível) ajudará você na caminhada vocacional.

Fonte: Site da Casa Mãe. www.obrademaria.com.br

assinatura-vocacional

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...